segunda-feira, 1 de setembro de 2008

"Pravda" relançada!

Depois de 40 anos de espera, os aficcionados por quadrinhos já podem respirar aliviados. Mais um clássico obscuro e esquecido dessa sub-estimada forma de arte será re-lançado no final desse ano.

Trata-se de "Pravda, la Survireuse", de Guy Pellaert e Pascal Thomas. Essa série foi publicada originalmente na forma de capítulos, na revista francesa Hara-Kiri, e depois saiu na forma de um álbum, em 1968.

A quarentona Pravda é uma heroína típica dos anos 1960: sexy, liberada, pró-ativa, e estilosa. Para resumir mal e porcamente, digamos assim que ela é a filha da Barbarella com o Mad Max. Suas aventuras futuristas são desenhadas com um traço muito fluido e bonito, e coloridas de maneira chocante, como se fossem versões ainda mais psicodélicas dos quadros de Roy Lichtenstein ou das serigrafias de Andy Warhol.

Quem quiser conhecer melhor esse trabalho, vai ter que pedir para o Papai Noel: a edição comemorativa de 40 anos começa a ser vendida no dia 15 de Dezembro de 2008. O livro é luxuoso e bonito, um capricho que só os franceses gostam de dar a seus quadrinhos. O preço é camarada: 18,05 € no site da FNAC. Esse é já é o "preço verde", com 5% de desconto. Em valores de hoje isso daria um total de R$ 43,18 fora o frete - nada mau para um gibi que ficou fora de circulação por 40 anos!

Na internet você encontra um pouquinho de tudo sobre esse gibi: uma biografia ilustrada, uma página original à venda, e até mesmo um curta de animação.

Nenhum comentário: